terça-feira, 29 de março de 2011

Receita do dia...Mousse de Chocolate,café e menta.



90ml de água
130g de açúcar
4 gemas
120g de chocolate meio amargo
6 colheres (sopa) de café forte
400ml de creme de leite fresco
5 colheres (sopa) Crème de Menthe (licor de menta)

Preparo
1. Leve ao fogo mínimo a água e o açúcar e misture até dissolver o açúcar. Deixe ferver até começar a adquirir a cor dourada de caramelo. Esse processo deve durar de 7-10 minutos no total.

2. Enquanto isso, bata as gemas em velocidade alta até ficarem clarinhas. Quando a calda atingir uma cor amarelo clarinho, despeje a calda sobre as gemas, sempre batendo. Nessa etapa, tenha muito cuidado para que a calda quente não respingue em sua pele. Ao terminar a calda, continue batendo as gemas em velocidade alta por mais 5 minutos, até formar uma mistura cremosa. Leve à geladeira em um recipiente bem fechado.

3. À parte, derreta o chocolate em banho Maria ou no microondas e misture ao café, que pode estar quente ou frio. Se estiver quente, deixe a mistura esfriar.

4. Leve o creme de leite ao congelador por 10-15 minutos. Quando estiver bem gelado (e não congelado), bata até alcançar o ponto de chantilly. Não bata demais ou vai obter manteiga. Junte o creme de gemas e bata só até misturar tudo. Separe cerca de 1/3 desse creme e misture o licor de menta. Adicione o chocolate derretido com café aos 2/3 de creme restantes e misture delicadamente. Leve à geladeira os dois cremes separadamente em potes bem fechados. Deixe gelar por no mínimo 2 horas para firmar as mousses.

Dicas: Essa receita é suficiente para rechear um bolo de 24cm de diâmetro. No momento de rechear, espalhe primeiro a mousse de chocolate e café e por cima, espalhe a mousse de menta, mesclando levemente para dar um efeito mármore. Se preferir, regue a massa do bolo com licor de menta com um pouquinho de café. Algumas sugestões de bolo de chocolate: Bolo de Café e chocolate,bolo de chocolate e doce de leite,bolo brownie de chocolate e canela.

Como fazer raspas de chocolate?
Como não temos habilidade para trabalhar com chocolate, achamos mais fácil fazer raspas diretamente da barra de chocolate. Para isso, o chocolate deve estar na temperatura certa, nem muito duro, nem derretendo. Com uma faca afiada em posição quase horizontal, corte lascas de chocolate.

Um comentário:

  1. Ai que delícia... Vou fazer aqui em casa!!!

    Beijos, Julinha
    www.julinhaelily.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo acesso,seu comentário é muito importante.
Continue acessando!Beijos!Francy Vergutz