segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mesa posta a Francesa


Se você preferir um jantar à francesa, fique atento à disposição dos utensílios, já que este tipo de recepção exige mesa posta e segue algumas regras que é preciso observar.No serviço à francesa os convidados são servidos por um empregado ou empregada especialmente treinados para essa função.

O cardápio deve ser sofisticado. O número mínimo de pratos de um jantar à francesa é o seguinte:uma entrada, dois pratos quentes, dois acompanhamentos e duas sobremesas. Essa quantidade não pode ser diminuída.A variedade é importante: use peixe, massa, carne e ave para compor o menu. As bebidas são vinho e champanhe.

Os anfitriões devem sentar no centro da mesa, um de frente para o outro.À direita da anfitriã, senta-se ou homem mais importante ou mais idoso.À direita do anfitrião, fica a senhora mais importante ou idosa.

A primeira pessoa a ser servida é a senhora que está à direita do dono da casa, depois a que está à direita da que foi servida, e assim sucessivamente, dando volta à mesa e servindo por último o dono da casa.

A pessoa que serve deve ficar à esquerda de cada convidado, tanto para colocar os pratos como para servir os alimentos.Mas para colocar e servir bebidas e talheres de sobremesa, quem serve fica à direita. Retire os pratos pela direita, a não ser que isso implique na colocação da mão diante do convidado.

Para trocar pratos, quem serve deve retirá-los com a mão esquerda, colocando o prato limpo com a direita. Esses movimentos são feitos pelo lado esquerdo do convidado.

Em jantares formais os lugares dos convidados são marcados com seus nomes em cartõezinhos especiais (acima do prato).Os guardanapos devem estar sobre o prato do meio, dobrados de acordo com o gosto do anfitrião, lembrando-se de que as pontas abertas do guardanapo devem ficar para a esquerda. A dobra mais clássica de guardanapo é a retangular alongada.As toalhas devem ser passadas sem vinco, só com uma dobra pelo centro. Devem ter uma queda, dos lados, de no mínimo 25 cm.

Os talheres são dispostos em seqüência, de fora para dentro. O primeiro prato é comido com os talheres de fora e assim por diante.Os pratos devem ser colocados em primeiro lugar na mesa, uns dois dedos acima da borda, para não encostarem nos convidados.O prato de salada, quando colocado separado, vai do lado esquerdo do prato principal, abaixo do pratinho de pão.

Entre o sousplat, coloque uma toalhinha para evitar ruídos ao servir.O pratinho de pão fica do lado esquerdo do prato, acima dos garfosOs talheres devem estar paralelos, em distâncias iguais, colocados de fora para dentro.

Os copos devem ser limpos com álcool para ficarem mais brilhantes. Eles são colocados do lado direito do prato, acima das facas. No caso de ser incluída uma taça de champanhe a mesma pode ser colocada acima dos copos, à direita, ou totalmente à direita.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo acesso,seu comentário é muito importante.
Continue acessando!Beijos!Francy Vergutz