sábado, 2 de julho de 2011

Bruschetta

O termo Bruschetta (pronuncia-se brusqueta) é originário das regiões do Lazio e de Abruzzo, derivada da palavra "bruscato" que significa tostado ou torrado, quer seja no forno ou na grelha. Há também outros nomes para bruschetta, como "Fetunta", na região da Toscana, aí derivado das palavras "fetta unta", isto é, fatia untada, no caso, com azeite de oliva.

A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino.

Há, porém, incontáveis variações para se preparar uma boa bruschetta. Na Toscana, o pão local, feito sem sal é guarnecido com "fagioli al fiasco", ou seja, feijão branco cozido com ervas e alho ou então, com "cavolo nero", couve picado bem fininho e aferventado em água e sal.

Como os pães italianos são diversificados, variando de região para região, a brsuchetta possui sabor e aparência com características distintamente regionais. Na Puglia e na Campania, por exemplo, é feita com um pão crocante, chamado "frisella" ou "frisedda". Na Calábria, Sicília e Basilicata, a bruschetta é feita com um pão comprido de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano.

Embora certas guarnições seriam mais adequadas para determinados tipos de pães, pode-se garantir uma boa bruschetta, somente com um bom pão e um azeite de oliva de boa qualidade. A pimenta-do-reino moída na hora, também dá um sabor especial. Ainda, prefira tostar o pão na grelha, a torrá-lo no forno. Ele fica macio por dentro e com uma casca crocante externamente. Se usar queijo e quiser derretê-lo, coloque as bruschettas em forno alto, por alguns minutos, isto impedirá que o pão endureça.

Pode-se até organizar uma festa, somente com bruschettas, utilizando-se quatro a cinco tipos diferentes, com sabores e cores distintas, acompanhadas, é claro, de um bom vinho. Tente alguma das receitas que oferecemos na seção Antipasti e Bevande. Se não encontrar o pão indicado, use outro qualquer de sua preferência e crie sua própria receita.


BRUSCHETTA DE PROVOLONE E BACON

Ingredientes

. 2 dentes de alho
. 4 fatias de pão italiano (use o filão, que é mais fino)
. 200 g de queijo provolone em lascas
. 100 g de bacon picado torradinho
. Azeite a gosto

Modo de preparo

Passe o alho pelo pão e leve ao forno preaquecido para dourar ligeiramente. Retire do forno e disponha sobre o pão o provolone e o bacon. Regue com azeite e leve ao forno só para aquecer ligeiramente. Sirva em seguida.

Dica: Você pode variar à vontade a cobertura da bruschetta. Experimente servi-la com manjericão e tomate fresco.

BRUSCHETTA DE CHAMPIGNON

Ingredientes:

. 250 g de champignons frescos
. 1 litro de água filtrada
. Suco de 4 limões
. Sal e pimenta a gosto
. 1/2 xícara (chá) de azeite
. 1 dente de alho triturado
. 2 colheres (sopa) de salsa picada
. 10 fatias de pão tipo baguete
. Pimenta rosa a gosto para polvilhar

Modo de preparo:

Limpe os cogumelos com papel-toalha. Corte-os em fatias finas e coloque-os de molho por 30 minutos em uma tigela com a água filtrada, metade do suco de limão e o sal. Faça um molho com o suco de limão restante, o azeite, o alho e a salsa picada. Tempere com sal e pimenta. Escorra os cogumelos, seque-os e ponha-os no molho. Disponha as fatias de pão tostadas no prato e, sobre elas, arrume o molho de cogumelos. Decore com a pimenta e sirva em seguida.

BRUSCHETTA DE SALMÃO COM CREAM CHEESE TEMPERADO

Ingredientes:

. 4 fatias médias de pão italiano
. 4 colheres (sopa) de cream cheese
. 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
. 1 colher (chá) de páprica doce
. 1 colher (sopa) de endro fresco picado
. 4 fatias finas de salmão defumado
. Raminhos de endro fresco a gosto para decorar

Modo de preparo:

Coloque as fatias de pão numa grelha e deixe por cinco minutos ou até ficarem levemente tostadas. Se preferir, espete um garfo na fatia de pão e grelhe-a diretamente no queimador do fogão. Reserve. Disponha em uma tigela o cream cheese, o azeite, a páprica e o endro picado. Misture vigorosamente com uma colher por dois minutos ou até obter um creme. Espalhe o creme sobre o pão e arrume as fatias de salmão enroladas. Decore com o endro e sirva em seguida.

BRUSCHETTA SIMPLES

Ingredientes

· Fatias de pão italiano com 2 cm de espessura (duas por pessoa)
· Alho amassado com sal a gosto
· Azeite
· Tomates picados
· Pimenta-do-reino a gosto
· Folhas de manjericão
· Queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Coloque as fatias de pão lado a lado em uma assadeira. Leve ao forno preaquecido por cerca de 5 minutos e retire. Coloque um fio de azeite em cada fatia e espalhe delicadamente o alho amassado por cima. Em seguida, disponha os tomates cortadinhos, o queijo parmesão e as folhas de manjericão sobre o pão. Volte ao forno por mais 5 minutos. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo acesso,seu comentário é muito importante.
Continue acessando!Beijos!Francy Vergutz